franciscocunhagallery

Restauro de azulejos da estação de comboios de Aveiro

Restauro de azulejos da estação de comboios de Aveiro

legenda: azulejos antes e depois de cozerem a 1020ºC.

Pediram-me para restaurar azulejos, neste caso particular para a estação de comboios de Aveiro. Por vezes dou por mim a pensar que não fosse o valor que nós damos ao nosso património histórico e cultural, mais valia estar quieto. Seria muitas vezes mais fácil fazer um novo painel, com um novo projeto, com azulejos novos. Quero com isto dizer que o restauro, quando é levado a sério, como eu o faço, é um trabalho muito ingrato. Neste caso em particular, 5 azulejos levaram-me 3 meses a executar. Parece impossível, mas na realidade todas as semanas tive de dedicar algum tempo à procura de um azul que se aproximasse destes azuis de outros tempos, ricos em chumbo e outros metais pesados que hoje já não se podem usar. Claro que aproveito os meus outros trabalhos para ir cozendo as amostras até conseguir a aproximação da cor. Confesso que desta vez não foi fácil. Depois vem a parte de interpretação do traço do autor original; sabem, é como a nossa letra, cada um tem a sua… Mas eu tenho de tentar igualar a “caligrafia pincelada” do autor original.

O restauro de azulejos é uma responsabilidade. São pequenas obras sem assinatura, sem reconhecimento, sem mérito, mas que têm e devem ser feitas com o respeito que os autores originais merecem. Com o respeito que que vocês merecem. E quando dos azulejos que faltam não há sequer fotografias com a qualidade digna para perceber o que lá falta? Nesse caso, eu, enquanto artista, tenho de interpretar o conjunto e projetar as falhas, para que no final, a leitura do conjunto seja harmoniosa e faça sentido para aqueles que o observam.

Mesmo assim não fiquei satisfeito. Ainda vou tentar uns últimos retoques, antes da entrega. E vai notar-se a diferença de azuis entre o original e as cópias. Também nos azulejos a cópia nunca é tão boa como o original…

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

en_US